domingo, 6 de janeiro de 2008

Ftool 2.11 (Freeware)



O Ftool (Two-dimensional Frame Analysis Tool) foi desenvolvido inicialmente através de um projeto de pesquisa integrado, coordenado pelo professor Marcelo Gattass do Departamento de Informática da PUC-Rio e diretor do Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica (Tecgraf/PUC-Rio) e com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O idealizador e responsável pelo programa é o professor Luiz Fernando Martha do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio. Participaram no desenvolvimento do programa os alunos de graduação Eduardo Thadeu L. Corseuil, Vinícius Samu de Figueiredo e Adriane Cavalieri Barbosa, todos do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio, como bolsistas de iniciação científica no período de março de 1991 a dezembro de 1992. O programa, desenvolvido na plataforma DOS, sofreu alguns aprimoramentos até abril de 1995.
Também colaborou para este programa o então aluno de doutorado da PUC-Rio Waldemar Celes Filho, que trabalhou no desenvolvimento da biblioteca de funções HED (Half-Edge Data struture), para representação interna dos dados, e no desenvolvimento do programa MTOOL, cuja interface gráfica e estrutura de dados foram tomadas como ponto de partida deste programa. O módulo de análise numérica do programa recebeu a colaboração do então aluno de doutorado da PUC-Rio Ivan Fábio M. Menezes.
Durante o período do final de 1997 ao início de 1998, o Ftool foi reescrito pelo professor Luiz Fernando Martha utilizando o sistema de interface IUP e o sistema gráfico CD, desenvolvidos pelo Tecgraf/PUC-Rio. Esta interface gráfica permite que o programa seja executado tanto no ambiente Windows quanto no ambiente Unix/X-windows. Em fevereiro de 1998 foi lançada a versão 2.00 do Ftool. Deste então sucessivas versões do Ftool foram lançadas, cada uma com pequenos melhoramentos, até a última versão 2.11 de agosto de 2002.

Tamanho: 501 Kb
Hospedagem: Link direto da PUC

http://www.tecgraf.puc-rio.br/ftool/

Nenhum comentário: